terça-feira, 28 de março de 2017

1, 2, 3... AÇÃO!

      Amanhã, dia 29 de março, retomamos as nossas atividades presencias no curso de Pedagogia a distância, mas como bom curso que é, as atividades a distância começaram antes: já temos fórum para participar e leituras a fazer.
    Ao navegar pelas postagens recentemente feitas pelas professoras e tutoras/tutor, abri a apresentação da primeira aula presencial da interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação, na qual logo de cara identifiquei algumas falas minhas do Workshop de Avaliação, onde frisei a importância de sermos professores-pesquisadores.
       Contudo, chamou a minha atenção e com certeza iremos aprofundar essa discussão nas nossas aulas a distância ou presencias um novo elemento: a AÇÃO. E sim! Não basta só pesquisar, é preciso retomar essa pesquisa e fazer dela ativa nas nossas salas de aula para que ela não fique mofando nos livros.
        Estou muito empolgada com essa retomada! Bora construir mais conhecimento!
      

quarta-feira, 1 de março de 2017

Passeio - Linha de Turismo Porto Alegre

      No dia 30 de novembro de 2016 realizei com os meus alunos de B10 um passeio com a Linha Turismo de Porto Alegre pela rota Centro Histórico.
        Foi um passeio incrível que fez parte de um processo onde discutíamos sobre a Porto Alegre que queríamos ter.

       Quanto encantamento vi nos olhos daquelas crianças pela nossa cidade. Todos nós redescobrimos ela!


Classificação e Seriação - Sugestão de Atividade

     Dois dos conceitos mais triviais e importantes na Matemática são a Classificação e Seriação. Tais conceitos começam a ser desenvolvidos desde a Educação Infantil e são de extrema importância inclusive para outras áreas do conhecimento (Ciências, por exemplo).
     Os professores da interdisciplina de Matemática propuseram que criássemos uma atividade envolvendo classificação e seriação, foi então que inventei a atividade abaixo.
      Partindo do conceito de classificação, os alunos deveriam classificar o que era letra e o que era número e após seriar, tanto as letras quanto os números.
      Já realizei essa atividade com os alunos do 1º ano e é sempre um sucesso. Primeiro porque é um computador e o seu teclado e tudo que envolve algo do cotidiano deles chama atenção; segundo porque tais conceitos são bem simples às crianças e geralmente, elas chegam na escola muito letradas, distinguindo o que é letra do que é número.

Sobre o ver, o olhar e o pertencer

      Segundo Tiburi o olhar tem um sentido mais físico, enquanto “para ver é preciso pensar”, sendo assim, a foto abaixo da parede da sala de aula pichada, pois procurei não só olhar, mas também ver o que está por trás de tal expressão. 
      Ao meu ver, a pichação é um grito, um pedido de ajuda, a única forma daquele aluno mostrar o seu pertencimento àquele ambiente tão impessoal como uma sala de aula, onde não há um único cartaz da sua turma e numa escola em que há pouco espaço, seja ele físico ou não, que pertença realmente ao aluno. 
      A violência em forma de depredação é uma resposta a esse sistema que insiste em fazer calar e que, de maneira velada e violenta exclui o nosso aluno do espaço escolar.

Matematicando

    O PEAD é sempre um lugar de conjugar o verbo interdisciplinar. Conjugamos esse verbo desde o primeiro semestre e no que passou não foi diferente. Novamente as interdisciplinas cruzaram os caminhos e fizeram alguns assuntos tornarem-se comuns a mais de uma.
    Em meio a interdisciplinaridade do curso, destaco a Matemática, pois essa grande ciência exata que muitas vezes é vista como a mais temida e difícil, ficando muito distante de tudo e todos, foi colocada lado a lado com a interdisciplina de Ciências e a de Estudos Sociais quando conversamos sobre classificação e relações topológicas, respectivamente.
    A interdisciplina de Matemática é uma das mais importantes do curso de Pedagogia, pois ao mesmo tempo que ela vem para ampliar os nossos conhecimentos ela vem também para derrubar alguns mitos a respeito dela. Nós só formaremos alunos alfabetizados matematicamente se nós mesmas o forem, tendo conhecimento dos principais conceitos dessa área.