terça-feira, 19 de setembro de 2017

Projeto de Aprendizagem: Brincando e Jogando com as cartinhas

         No semestre passado, relatei aqui no blog como foi o Projeto de Aprendizagem que desenvolvi junto aos meus alunos em uma turma de B10 (4º ano) sobre tecnologia e jogos digitais (linkar). Ao mesmo tempo eu havia iniciado um P.A., muito despretensiosamente, com os meus alunos de A20 (2º ano). Que estão em processo de alfabetização. (pesquisar sobre PA e alfabetização)
        Sendo assim, iniciamos o trabalho conversando um pouco sobre o que eles gostariam de aprender e cada um desenhou a respeito. Debatemos sobre qual assunto fora mais comum para toda a turma e então sugeri que bolássemos uma pergunta para aquele assunto, o que eles mais gostariam de saber sobre.
          Após os desenhos surgiu o assunto das cartinhas e então uma menina veio com nossa pergunta chefe da pesquisa: "Por que meninos e meninas gostam tanto de jogar cartinha?”. A partir de então levantamos juntos algumas certezas provisórias e dúvidas temporárias e partimos para o trabalho.


 









          A partir de agora, vamos avançar na pesquisa para que possamos produzir mais história, construir novos conhecimentos, ampliando as nossas possibilidades de leitura do mundo que como já disse Freire (1981) antecede a leitura da palavra.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Workshop de Avaliação - Eixo V

          O Workshop de Avaliação é sempre um momento de reencontro com as escritas
do semestre, de conversa com aqueles conhecimentos que foram mais significativos
nesse período de tempo e de olhar para dentro de mim e perceber o que tudo isso
possibilitou, transformou.
        Revisitar o portfólio para reencontrar um relato sobre aquele texto que provocou um despertar, um diálogo que aconteceu em sala de aula e surpreendeu ou uma foto de um momento em sala que me remeteu a um trecho de algum texto uma das interdisciplinas, sempre promove mais algumas reflexões. Permitir esse reencontro de maneira profunda como o Workshop faz é promover uma grande meta-reflexão.
           Contudo, essa meta-reflexão só é possível de acontecer se fazemos com que as
interdisciplinas conversem entre si, se chamarmos todas para uma reflexão, para um
momento de colocá-las frente à frente fazendo com que seus conceitos tenham um bom diálogo. No nosso curso isso nunca foi uma tarefa muito laboriosa de se executar, pois cada semestre é pensado de maneira que os conceitos sejam interligados e possamos facilmente relacioná-las, construindo assim um conhecimento significativo.
           Toda essa caminhada, essa retomada, essa conversa, além de promover uma
aprendizagem muito rica e realmente significativa, é sempre capaz de fazer com que
meu olhar volte para mim, para as minhas práticas, para o meu fazer pedagógico.
Olhando para trás, posso dizer que, sem sombra de dúvidas, não sou mais a mesma profissional a cada fim de semestre e é isso que me motiva a continuar, isso me move para frente, faz com que eu aguarde ansiosamente por saber quais são as
interdisciplinas que nos aguardam no próximo semestre.