Ao realizar a atividade da Interdisciplina de Infâncias analisando uma mídia e a sua influência nas crianças escrevi um pouco sobre reality's show infantis, tais como The Voice Kids e MasterChef Jr, refletindo um pouco sobre como a infância é ali representada. Mas além da grade de programação das emissoras de televisão que pintam a infância como lhes convêm, há também a publicidade infantil que dita regras dentro de muitos lares.
Segundo pesquisas, as crianças brasileiras assistem em média 5h30min de televisão diariamente, sendo expostas a todo e qualquer tipo de publicidade, desde o que comer até o que vestir. Fazendo uma analogia ao filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, nos tempos pós-modernos temos crianças sendo produzidas em larga escala pela mídea e consumo (MOMO, ), onde há um ideal de infância no qual nem todas as crianças estão representadas.
Ainda que se saiba o tamanho dos efeitos nocivos da publicidade infantil, sendo a obesidade um deles, não há regulação alguma nessa publicidade. É uma terra sem lei, onde tudo pode, onde o que vale é apenas o consumo, onde o ter sobressai-se, e muito, ao ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário