A charge acima ilustra bem o que muitos alunos vivenciam, seja nos primeiros anos do ensino fundamental, onde algumas professoras teimam em separar os cadernos por disciplina, nos últimos anos desse mesmo nível de ensino, no ensino médio ou até mesmo na faculdade. O ensino tradicional insiste em fragmentar o conhecimento, divide o mesmo em caixinhas e construir relações entre o que está sendo estudado é praticamente impossível, logo reconhecer algum significado naquele conhecimento é extremamente difícil.
Acredito eu que reconhecer a importância da interdisciplinaridade é o primeiro passo para tornar a aprendizagem do aluno mais significativa e esse início de semestre está gerando muitas expectativas em mim, a começar pelas interdisciplinas, as quais já de largada percebe-se que são afins só pelo nome de cada uma: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Literatura Infanto-juvenil e Aprendizagem, Artes Visuais e Educação, Música na Escola, Ludicidade e Educação.
Desde o início do curso notei a clara preocupação dos professores em "interdisciplinar" os conhecimentos, reunindo num mesmo semestre assuntos que se cruzavam em algum momento. Contudo, eu percebia essa interdisciplinaridade durante o semestre, nas leituras e reflexões que fazíamos, não como agora que as interdisciplinas estão dentro de uma mesma área.
Ter essa percepção e ver essa interdisciplinaridade acontecendo é ter a certeza de que estou no lugar certo e a alegria de saber que esse vai ser mais um semestre de significativos aprendizados. Espero responder à altura e enriquecer cada vez mais a minha prática pedagógica, crescendo pessoalmente e profissionalmente, oportunizando aos meus alunos um ensino de verdadeira qualidade.
Denise, a interdisciplinariedade é um importante meio de refletir e compreender questões complexas, as quais não podem ser resolvidas se analisadas sob um único ponto de vista. quando pensamos, por exemplo, na avaliação escolar, devemos pensar em aspetos didáticos, psicológicos, sociológicos, e mesmo filosóficos ao pensarmos no sentido, no porquê da avaliação escolar. Cada uma dessas áreas têm conceitos específicos, e o desafio é fazer conceitos diferentes convergirem - como se fosse fazer pessoas que falam línguas diferentes conversarem.
ResponderExcluirO PEAD é um curso bem planejado no aspecto teórico, capaz de propiciar uma formação construtivista aberta à interdisciplinaridade, é uma experiência realmente diferenciada na área da educação!
Denise, ótima reflexão a cerca de um tema muito importante e desafiador. A partir de nossa experiência no curso podemos perceber a necessidade de que as crianças possam fazer parte de um ensino não fragmentado e os benefícios que isso possibilita.
ResponderExcluirSabemos que a maioria das escolas força que o ensino seja fragmentado e sem dúvida é uma grande tarefa desconstruir esse formato.
Katielle
Tutora Ludicidade