Acho que por ser muito curiosa sempre fui uma apaixonada por Ciências. Lembro-me de ler o livro de Ciências na 6ª série e ficar boquiaberta ao ler cada curiosidade que aparecia ao final dos capítulos. Nesse mesmo ano, ganhei um certificado do professor dessa disciplina como aluna destaque. Como aquilo foi empolgante!
Enfim... Estou trazendo esse pequeno recorte da minha vida escolar para destacar o quanto a curiosidade nos move e como a Ciência pode ser importante nesse processo. Ao frequentar as aulas presencias dessa interdisciplina logo me lembrei da curiosidade e de como ela nos move, afinal, como já dizia Paulo Freire, "ensinar exige curiosidade".
A frase escrita por Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia coloca em xeque a curiosidade vista somente pelo viés do aprender, mas a coloca também no cenário do ensinar, pois todo bom professor ao se colocar na condição de pesquisador é um curioso nato. Está sempre em busca de respostas, embora nem sempre as encontre. Ensinar exige tanto de nós, mas a curiosidade é fundamental para que possamos ver com mais leveza a nossa caminhada.