Em uma das nossas aulas presenciais, o professor propôs um desafio com cartas para que nós resolvessemos em conjunto. Cada uma de nós três pensou numa possibilidade e em como poderíamos colocar aquelas cartas em ordem. Ponderando o que cada uma dizia, ao final da atividade, chegamos a um consenso e descobrimos que estávamos no caminho certo. Poderia não ser o mesmo caminho trilhado pelas colegas, mas ainda assim era um caminho.
A matemática tem muito disso: apesar dela ser uma ciência exata, a partir do momento que tu te apropria dela, pensando matematicamente, pode pensar em inúmeros caminhos para se chegar a uma resposta correta sem que nenhum daqueles caminhos esteja errado.
Contudo, a dona Matemática, por ainda meter medo em muita gente, acaba reduzida a uma única maneira de pensar, elitizando o seu conhecimento, as vezes, fazendo com que meninas se sintam menos capazes que meninos de pensar matemática.
Para que essa realidade mude, é de suma importância que nós alfabetizemos matematicamente os nossos alunos desde a Educação Infantil, porém, para que para isso ocorra, é necessário um movimento dos professores em direção à Matemática, construindo os caminhos que mais lhe cabem, mas que lá adiante possam chegar ao principal resultado: desmistificar essa grande ciência.
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