O nosso mundo na Pedagogia a distância é praticamente todo virtual, assim como os nossos encontros, as nossas atividades, conversas, trocas de saberes e discussões. Mas é sempre muito bom estar com as colegas e os colegas, ouvir de pertinho as professoras a respeito daquele texto e na nossa aula presencial de história que aconteceu no final de outubro não foi diferente.
Conversamos sobre o conceito que os pequenos têm da história, sobre o que também é história para nós e como podemos trabalhá-la em sala de aula (as professoras trouxeram um texto com algumas propostas).
A partir das conversas e discussões, montamos atividades que fossem possíveis de se colocar em prática com os alunos. Como eu estava trabalhano com os meus alunos a respeito da energia elétrica, logo lembrei da lâmpada, da sua invenção e como esse objeto evoluiu, inclusive no quesito sustentabilidade, e como ainda é imprescindível em nossas vidas. Sendo assim, mais adiante em sala de aula, mostrei aos alunos algumas imagens de diferentes lâmpadas ao longo dos tempos e propus a eles que colocássemos em ordem cronológica todas elas. O que rendeu importantes discussões a respeito do tempo, espaço, materias, enfim, sobre a história desse objeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário