E no dia 31 de maio, na nossa aula presencial, encerramos um ciclo na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, o qual teve início com a proposta de trabalho das professoras Luciane e Tânia que consistia em, após as leituras iniciais, escolhermos um tema dentro da vida adulta que nos chamasse atenção, causasse inquietude ou apenas curiosidade, levantando um problema e as certezas temporárias e as dúvidas provisórias a respeito dele.
O nosso grupo, formado por mim e pelas colegas: Ana Paula, Melissa, Natália e Naiara escolheu "Frustração" já que depois de algumas conversas concluímos que chegamos num ponto da vida que as vezes parece que seremos engolidas por elas, seja na vida pessoal ou profissional. Desta maneira, após aberto um fórum no moodle, postamos as nossas pesquisas referentes ao tema, tecendo o trabalho, fazendo as ideias conversarem entre si e convergirem num mesmo ponto.
Ao chegarmos ao final do processo que se deu ontem e olharmos para trás, podemos observar que construímos muito (auto) conhecimento ao decorrer dessa interdisciplina, inclusive, para além da pesquisa, podemos destacar o modo que o trabalho se deu: de forma colaborativa. Para elucidar tal aprendizagem, REAL(2011, p.05) nos traz que
A caminhada realizada até aqui nos possibilitou tratar de duas questões importantes na perspectiva da aprendizagem. A primeira delas é que o aprender está relacionado à produção de si, a uma relação identidária, que não é individual, pois se forja em um coletivo, mas que tem uma marca singular, por se configurar de acordo com as experiências vividas. Outra idéia importante é que o aprender também transforma o outro (o mundo) pelo potencial problematizador que instaura.
Sendo assim, mesmo sabendo que não é fácil construir um trabalho colaborativo, muito devido a nossa cultura individualista que foi moldada com tanto esforço nas escolas da vida, tecer um trabalho a dez mãos, como foi o nosso, de forma colaborativa, possibilitou a nós outras aprendizagens mais, as quais pode-se dizer que foram realmente significativas, construídas, onde o olhar que o outro lançava sobre a minha pesquisa pôde me levar mais longe seja na argumentação ou no pensar sobre. O que fica é a vontade ainda maior de dar seguimento ao Projeto de Aprendizagem proposto na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação dentro das turmas para que elas também possam ir além, voar mais alto, construir cada conhecimento com real significado e em colaboração.
Denise, que maravilha ler tuas reflexões. Foi possível perceber as relações entre as inter disciplinas e o quanto elas possibilitaram avanços nas aprendizagens do semestre!
ResponderExcluirAbraços...
Tutora Renata Barcelos
Denise! O trabalho sobre frustações estava bem interessante e articulado. Sobre Organização do Ensino Fundamental, gostaria de saber como os conhecimentos desta interdisciplina modificaram, ou não, a tua visão sobre a organização da tua escola. Aguardo, abraços, tutora Josele.
ResponderExcluir