sábado, 17 de março de 2018

Aprendizagem X Desenvolvimento


Neste semestre, na interdisciplina de psicologia, foi proposto que revisitássemos alguns conceitos importantes e que são muito pertinentes a toda e qualquer sala de aula. Debatemos muito sobre desenvolvimento e aprendizagem e ficam claras algumas diferenças entre aprendizagem e desenvolvimento.
                Desenvolvimento é um “processo espontâneo, ligado ao processo global da embriogênese” e alguns fatores são capazes de explicá-la, tais como a maturação, experiência e os efeitos do ambiente físico na estrutura da inteligência, transmissão social, equilibração.
             A aprendizagem está subordinada  ao desenvolvimento e “em geral, é provocada por situações (provocada por alguém, um professor, por exemplo)”, ou seja, ela não ocorre da mesma forma que o desenvolvimento, ela não se dá espontaneamente e “é um processo limitado a um problema simples”.
            Sendo assim, considerando que a aprendizagem não se dá de maneira espontânea o construtivismo vai ao encontro da mesma, pois ele inclui o aluno, facilita a assimilação ativa já que acaba por contextualizar conceitos, não separa a forma e conteúdo, apesar de não confundir os mesmos.
             Desta maneira, podemos deixar evidente as diferenças entre aprendizagem e desenvolvimento e o quão importante é o construtivismo para a construção do conhecimento dos alunos, ou seja, para a aprendizagem, pois o mesmo é capaz de incluir o aluno no processo, colocando-o como protagonista nesse cenário.

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário