Neste semestre, na interdisciplina de psicologia, foi proposto que revisitássemos alguns conceitos importantes e que são muito pertinentes a toda e qualquer sala de aula. Debatemos muito sobre desenvolvimento e aprendizagem e ficam claras algumas diferenças entre aprendizagem
e desenvolvimento.
Desenvolvimento é um “processo espontâneo,
ligado ao processo global da embriogênese” e alguns fatores são capazes de
explicá-la, tais como a maturação, experiência e os efeitos do ambiente físico
na estrutura da inteligência, transmissão social, equilibração.
A aprendizagem está
subordinada ao desenvolvimento e “em
geral, é provocada por situações (provocada por alguém, um professor, por
exemplo)”, ou seja, ela não ocorre da mesma forma que o desenvolvimento, ela
não se dá espontaneamente e “é um processo limitado a um problema simples”.
Sendo assim, considerando que a
aprendizagem não se dá de maneira espontânea o construtivismo vai ao encontro
da mesma, pois ele inclui o aluno, facilita a assimilação ativa já que acaba
por contextualizar conceitos, não separa a forma e conteúdo, apesar de não
confundir os mesmos.
Desta maneira, podemos deixar
evidente as diferenças entre aprendizagem e desenvolvimento e o quão importante
é o construtivismo para a construção do conhecimento dos alunos, ou seja, para
a aprendizagem, pois o mesmo é capaz de incluir o aluno no processo, colocando-o como protagonista nesse cenário.
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