domingo, 6 de maio de 2018

Planejamento, um ato político-pedagógico

      O ato de planejar é constante e se faz necessário no nosso dia-a-dia. O planejamento de ensino é um momento muito importante do ato pedagógico. Desta maneira, a "ação pedagógica escolarizada, quando consciente, não poderá, pois distanciar-se da intenção política do tipo de ser humano que a educação pretende promover"(Rays, 2000).
      O planejamento revela muito qual a concepção de educação que um professor tem, pois todo e qualquer planejamento não está descolado de uma concepção ideológica da educação, como já dizia Freire, "Não há neutralidade na educação".
         Para Rays (2000) há alguns momentos desse ato, um dos primeiros é "a escola e realidade social", o qual diz respeito em como é aquele lugar, é a radiografia daquele espaço; o segundo momento ele chama de "retrato sócio-cultural", que é onde há a análise daquele lugar, nesse momento o olhar fica mais aguçado para se olhar criticamente para a escola e a sua comunidade; há também os "objetivos de aprendizagem e conteúdos de ensino" e geralmente, infelizmente, o planejamento na maioria das escolas só começa a partir daqui; posteriormente temos os "procedimentos de ensino-aprendizagem"; e por último, mas não menos importante, temos a avaliação, que está intimamente ligado aos quatro momentos anteriores.
        Planejamento é a dimensão política do ato educativo, todo o planejamento de uma ação pedagógica tem uma intenção, logo não é possível descolar as palavras político-pedagógico deste momento que é crucial para a aprendizagem dos alunos.



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