terça-feira, 8 de maio de 2018

Piaget & Vygotsky


As teorias de Piaget e Vygotsky são referência quando o assunto é construção do conhecimento ainda nos dias de hoje. Ler e refletir sobre ambas é sempre importante para quem leciona ou pensa educação. Em alguns aspectos tais teorias caminham lado a lado, mas em outros acabam tendo algumas diferenças.
Piaget tinha o objetivo de “resolver os grades problemas epistemológicos” (Montoya, ) e dessa forma a linguagem não podia ficar de fora de toda a sua teoria, ele tratava da questão da aquisição da linguagem atrelada à constituição da função simbólica. Trazia à luz a questão da imitação como meio de reproduzir os caracteres individuais dos objetos, associando a essa a coordenação dos esquemas sensório motores e a interiorização de ambos como essencial para a constituição da função simbólica. Quanto à construção do conhecimento, para Piaget, essa se dá num processo de troca entre o meio e o indivíduo, a partir da equilibração entre assimilação e acomodação, processos distintos do indivíduo, um interno e o outro externo.
As teorias de Piaget e Vygotsky encontram-se justamente na questão da aquisição da linguagem, onde ambos encontram na importância dos símbolos a constituição da mesma. Os dois autores exploram a questão dos significados e significantes e vêem a interação um importante aspecto na linguagem. Contudo, em relação ao conhecimento, se para Piaget esse processo era ao mesmo tempo interno e externo, para Vygotsky essa construção se dava basicamente  na negociação de sentidos, a qual além de construir também internaliza esse conhecimento. Desta maneira, para este último autor, o sujeito adquire conhecimento a partir de relações interpessoais, na troca com o mundo.



Um comentário:

  1. Denise, ótima postagem. Escrita clara e objetiva, correlacionando teoria e prática. Parabéns!

    Att, Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador

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