As teorias de Piaget e Vygotsky são referência quando o assunto é construção do conhecimento ainda nos dias de hoje. Ler e refletir sobre ambas é sempre importante para quem leciona ou pensa educação. Em alguns aspectos tais teorias caminham lado
a lado, mas em outros acabam tendo algumas diferenças.
Piaget tinha o objetivo de “resolver os
grades problemas epistemológicos” (Montoya, ) e dessa forma a linguagem não
podia ficar de fora de toda a sua teoria, ele tratava da questão da aquisição
da linguagem atrelada à constituição da função simbólica. Trazia à luz a
questão da imitação como meio de reproduzir os caracteres individuais dos
objetos, associando a essa a coordenação dos esquemas sensório motores e a
interiorização de ambos como essencial para a constituição da função simbólica.
Quanto à construção do conhecimento, para Piaget, essa se dá num processo de
troca entre o meio e o indivíduo, a partir da equilibração entre assimilação e
acomodação, processos distintos do indivíduo, um interno e o outro externo.
As teorias de Piaget e Vygotsky
encontram-se justamente na questão da aquisição da linguagem, onde ambos
encontram na importância dos símbolos a constituição da mesma. Os dois autores
exploram a questão dos significados e significantes e vêem a interação um
importante aspecto na linguagem. Contudo, em relação ao conhecimento, se para
Piaget esse processo era ao mesmo tempo interno e externo, para Vygotsky essa
construção se dava basicamente na
negociação de sentidos, a qual além de construir também internaliza esse
conhecimento. Desta maneira, para este último autor, o sujeito adquire conhecimento
a partir de relações interpessoais, na troca com o mundo.
Denise, ótima postagem. Escrita clara e objetiva, correlacionando teoria e prática. Parabéns!
ResponderExcluirAtt, Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador