Comênio foi um grande pensador da Educação e revolucionou o modo de pensá-la
quando propôs um novo “como” dentro da sala de aula com o seu livro “DidáticaMagna”, em 1638, que foi quando o “velho modo de ensinar se passa ao novo”.
Dentro desse novo modo de ensinar proposto por Comênio, há elementos na sua
pedagogia que considero de extrema importância e muito se fazem presentes
dentro da minha sala de aula, os quais são: a consideração do aluno, o ensino
igual para todos, o realismo do ensino e o relacionamento professor e aluno.
A consideração do aluno da qual Comênio falava era “respeitar a
capacidade de compreensão do aluno”, indo do mais fácil para o mais difícil e
isso é uma das minhas práticas em sala de aula, inclusive o diagnóstico inicial
que faço na turma e o acompanhamento através de observação direta auxiliam e
muito nessa consideração, pois sei quem ele é, em qual nível de compreensão
está e a partir disso posso pensar em atividades que se aproximem dele e o
desafiem para que ele possa continuar construindo a sua aprendizagem.
Outro elemento da pedagogia de Comênio é o ensino igual para todos,
homens e mulheres. Esse elemento foi revolucionário na época onde as mulheres
eram muito menos que os homens. Atualmente essa distância entre os gêneros
diminuiu muito, mas ainda existe, sendo assim, dentro da minha sala de aula
proponho muito essas discussões e trabalhos a respeito para que possamos
desconstruir estereótipos, acabar com preconceitos e construir uma sociedade
mais justa e igualitária.
Comênio também falava que a aprendizagem começava a partir de experiências
concretas e esse é mais um dos elementos que está presente na minha sala de
aula. Proponho sempre partir de uma atividade mais concreta para que possamos
de fato ter um aprendizado mais significativo. Um exemplo disso é que estamos
trabalhando atualmente o corpo humano e este tipo de trabalho parte sempre do
corpo do próprio aluno.
Por fim, o quarto elemento da pedagogia de Comênio, é o relacionamento
professor e aluno. Assim como ele também considero como fundamental para a
aprendizagem, pois essa relação será a base para que possam acontecer ricas
trocas entre professor e aluno e o processo de construção do conhecimento possa
então também ser mais prazeroso.
Desta maneira, podemos perceber que os elementos da pedagogia de Comênio
continuam vivos e estão muito presentes em sala de aula, fazendo com que o modo
de ensinar possa tornar-se mais leve, havendo prazer ao ensinar e aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário