quarta-feira, 11 de abril de 2018

Comênio, o pai da Didática Moderna


Comênio foi um grande pensador da Educação e revolucionou o modo de pensá-la quando propôs um novo “como” dentro da sala de aula com o seu livro “DidáticaMagna”, em 1638, que foi quando o “velho modo de ensinar se passa ao novo”. Dentro desse novo modo de ensinar proposto por Comênio, há elementos na sua pedagogia que considero de extrema importância e muito se fazem presentes dentro da minha sala de aula, os quais são: a consideração do aluno, o ensino igual para todos, o realismo do ensino e o relacionamento professor e aluno.
A consideração do aluno da qual Comênio falava era “respeitar a capacidade de compreensão do aluno”, indo do mais fácil para o mais difícil e isso é uma das minhas práticas em sala de aula, inclusive o diagnóstico inicial que faço na turma e o acompanhamento através de observação direta auxiliam e muito nessa consideração, pois sei quem ele é, em qual nível de compreensão está e a partir disso posso pensar em atividades que se aproximem dele e o desafiem para que ele possa continuar construindo a sua aprendizagem.
Outro elemento da pedagogia de Comênio é o ensino igual para todos, homens e mulheres. Esse elemento foi revolucionário na época onde as mulheres eram muito menos que os homens. Atualmente essa distância entre os gêneros diminuiu muito, mas ainda existe, sendo assim, dentro da minha sala de aula proponho muito essas discussões e trabalhos a respeito para que possamos desconstruir estereótipos, acabar com preconceitos e construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Comênio também falava que a aprendizagem começava a partir de experiências concretas e esse é mais um dos elementos que está presente na minha sala de aula. Proponho sempre partir de uma atividade mais concreta para que possamos de fato ter um aprendizado mais significativo. Um exemplo disso é que estamos trabalhando atualmente o corpo humano e este tipo de trabalho parte sempre do corpo do próprio aluno.
Por fim, o quarto elemento da pedagogia de Comênio, é o relacionamento professor e aluno. Assim como ele também considero como fundamental para a aprendizagem, pois essa relação será a base para que possam acontecer ricas trocas entre professor e aluno e o processo de construção do conhecimento possa então também ser mais prazeroso.
Desta maneira, podemos perceber que os elementos da pedagogia de Comênio continuam vivos e estão muito presentes em sala de aula, fazendo com que o modo de ensinar possa tornar-se mais leve, havendo prazer ao ensinar e aprender.



Nenhum comentário:

Postar um comentário