quarta-feira, 20 de junho de 2018

EJA: Pra quem e por quê?


       Podemos conceituar a Educação de Jovens e Adultos como um “processo inicial de alfabetização, formando e incentivando o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e da cidadania”.
       A EJA tem funções e finalidades específicas, dentre as funções dela podemos citar a função reparadora, por restaurar um direito negado em outrora, que seria o de acesso e permanência na escola no tempo certo; função equalizadora, que dá amplo acesso a todos e todas; e função qualificadora, tendo como base a incompletude do ser humano.
       Baseadas nas leituras sobre o tema, acreditamos que os principais desafios para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil atualmente sejam a distância entre a escola e a realidade do aluno, o qual tem toda uma bagagem de vida anterior àquele ambiente escolar e também que ao retornar a esse ambiente o aluno depara-se com aquela mesma escola que um dia o excluiu e ela ainda tem as mesmas propostas pedagógicas excludentes. Além disso, essa educação que aí está posta e  mais voltada para o mercado de trabalho dificulta a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

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