Podemos conceituar a Educação de
Jovens e Adultos como um “processo inicial de alfabetização, formando e
incentivando o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente
com as dimensões do trabalho e da cidadania”.
A EJA tem funções e finalidades
específicas, dentre as funções dela podemos citar a função reparadora, por restaurar
um direito negado em outrora, que seria o de acesso e permanência na escola no
tempo certo; função equalizadora, que dá amplo acesso a todos e todas; e função
qualificadora, tendo como base a incompletude do ser humano.
Baseadas nas leituras sobre o tema,
acreditamos que os principais desafios para a Educação de Jovens e Adultos no
Brasil atualmente sejam a distância entre a escola e a realidade do aluno, o
qual tem toda uma bagagem de vida anterior àquele ambiente escolar e também que
ao retornar a esse ambiente o aluno depara-se com aquela mesma escola que um
dia o excluiu e ela ainda tem as mesmas propostas pedagógicas excludentes. Além
disso, essa educação que aí está posta e
mais voltada para o mercado de trabalho dificulta a formação de cidadãos
conscientes do seu papel na sociedade.
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