No terceiro semestre eu me desconstruí ao deparar-me com alguns conceitos da literatura infantil na interdisciplina de Literatura, primeiro com o conceito de que a literatura infantil é um espaço onde a criança tem um meio lúdico de lidar com coisas que não são tão fáceis para ela e segundo pela versão mais pesada da história ter um porquê de assim ser contada.
A literatura como um todo sempre foi um meio de expressão, mas as leituras do terceiro semestre me mostraram que as crianças podem elaborar muitas coisas dentro de si através da literatura e de toda a parte lúdica que ela dá acesso. A literatura infantil dá acesso a um novo mundo para a criança.
Outro conceito que vi nesse semestre desconstruí-me enquanto professora: eu que mudava histórias infantis no final, como a do lobo mau que comia a vovozinha, tornando a história mais amena, entrei em contato com o autor Coleridge, o qual usou uma expressão que encaixa perfeitamente nesse contexto que é a "suspensão da descrença". Uma espécie de pacto que autoriza toda a ação da história e dá a ela um significado poético. Ou seja, não havia por que modificar as histórias e torná-las mais amenas, tudo fazia parte de um contexto, de um significado de modo diferente. Desde então, a minha contação de história não foi mais a mesma.
Link: https://deniselazaroto.blogspot.com/2016/07/atencao-professora-em-desconstrucao.html
Este Blog foi criado a partir da proposta da professora Rosane Aragon para a Interdisciplina Seminário Integrador do curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nele há muita reflexão a partir das atividades que realizo nas interdisciplinas, do meu dia-a-dia na escola e da minha caminhada pessoal e profissional. O Blog é aquele amigo que a gente conhece no início da faculdade e nos acompanha até a formatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário