No sétimo semestre tivemos a interdisciplina de Didática e nela conversamos um pouco a respeito do planejamento. Lembro-me bem da leitura de alguns textos que só reforçavam o que eu já pensava sobre planejar as minhas aulas: não havia neutralidade na educação, logo, não havia neutralidade no planejamento.
Lembro-me de ter lido pela primeira vez sobre a questão de não haver neutralidade na educação no livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire. Esse é um dos ideias que carrego comigo desde sempre ao assumir lado e posicionamento político dentro da escola, nas minhas aulas, na educação.
Um dos autores escolhidos para serem referência na interdisciplina foi justamente ao encontro desse pensamento e o levou ainda além: Reys, o autor em questão dizia que "ação pedagógica escolarizada, quando consciente, não poderá, pois distanciar-se da intenção política do tipo de ser humano que a educação pretende promover"(Rays, 2000), desta maneira, o planejar, que é próprio do ato da ação pedagógica escolarizada, está impregnado de intenção, sem carregar assim nenhuma neutralidade.
Link: https://deniselazaroto.blogspot.com/2018/05/planejamento-um-ato-politico-pedagogico.html
Este Blog foi criado a partir da proposta da professora Rosane Aragon para a Interdisciplina Seminário Integrador do curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nele há muita reflexão a partir das atividades que realizo nas interdisciplinas, do meu dia-a-dia na escola e da minha caminhada pessoal e profissional. O Blog é aquele amigo que a gente conhece no início da faculdade e nos acompanha até a formatura.
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